LogoOficial_AndreFranzoi_site

Sobre

Home
Design sem nome

Mais sobre

Minha história

Meu nome é André Eduardo de Almeida Franzoi, mas você pode me chamar de André. Sou médico e atualmente estou finalizando a minha especialização médica em neurologia. Mas espere, antes de falar um pouco sobre a minha formação médica e o lado técnico da neurologia, eu gostaria de contar um pouco da minha história, pois assim como você, sou uma pessoa e acredito que cada um de nós carrega consigo sua história…

Eu nasci em Maringá (norte do Paraná) no ano de 1993. Sou filho de uma excelente advogada e de um engenheiro civil. Tenho dois irmãos e na nossa família, apenas meu avô materno foi médico, especialidade Clínica Médica. O mineiro ‘’senhor Edu’’, como muitos de seus pacientes falavam, trazia consigo muito respeito, humildade, paciência e carinho para olhar nos olhos, ouvir atentamente e tratar com afinco seus pacientes. Cresci sempre admirando meu avô chegando de seu trabalho e sendo tão respeitado pela forma com que tratava as pessoas. Via como era gratificante para ele ouvir, examinar e cuidar do tratamento de várias pessoas diferentes.

No meu terceiro ano do ensino médio, decidi que também queria seguir a carreira médica para estudar o corpo humano e ajudar outras pessoas, mas nem sequer fazia ideia de qual especialidade eu seguiria no futuro.

Por percalços da vida, logo no meu primeiro ano de medicina, tive a triste notícia de que meu avô havia sido diagnosticado com um tumor raro no cérebro, chamado de ‘’gliomatose cerebral’’ (um tipo de glioma). Infelizmente, ainda não existe cura para tal doença até hoje… Meu avô faleceu naquele mesmo ano e deixou comigo um legado de buscar sempre o respeito, a humildade, o estudo sério, o perdão para com quem nos magoamos (ou quem tenhamos magoado) e a persistência com paciência para esperar o seu momento chegar. Afinal, sabemos que a vida é rodeada de ‘’nãos’’ e frustrações, mas após as ‘’tempestades’’, muitas coisas boas podem abrir caminho.

Segui estudando e amadurecendo muito como pessoa.

Não foi diferente comigo… Segui estudando e amadurecendo muito como pessoa. Fiz trabalhos variados no decorrer do curso dentro da neurologia clínica, apaixonei-me pela neurofisiologia, a imunologia e a fisiopatologia. Fiz boas amizades e segui excelentes mestres professores, os quais me ajudaram muito. Agradeci sempre minha família que me apoiou sempre de forma inigualável e trabalhei durante a universidade com diferentes pacientes, com queixas e dificuldades muito variadas. Aprendi o valor do exame físico e de ouvir. Sempre seguia me interessando mais e mais pela neurologia clínica. No fim de 2019, já no final da universidade, prestei as provas de residência médica (para entrar na especialização com bolsa pelo Ministério da Educação do Brasil) dentro das provas para a região Sul. Fiz a minha decisão pela neurologia…

 

No início de dezembro de 2019, eu me formei como médico e fiz o meu juramento junto aos meus eternos colegas de turma. Logo em seguida nas semanas seguintes, tive a felicidade da aprovação em duas excelentes instituições que eu havia focado: neurologia pela Universidade Federal do Paraná (Complexo Hospital de Clínicas de Curitiba ou CHC-UFPR) e Universidade Federal de Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre).

Optei pela primeira e iniciei em 2020 a minha formação em neurologia. Hoje penso no início dessa trajetória e lembro de quão importantes foram assim como continuarão sendo os ensinamentos que o meu grande avô me ensinou… Anamnese (história clínica) cuidadosa com paciência ao ouvir os pacientes (ser educado e olhar nos olhos da pessoa), exame físico direcionado com afinco para as queixas do paciente e tratamento com qualidade dentro do que a medicina puder oferecer de melhor em evidência clínica de qualidade.

×